Aula desenvolvida com alunos das 8ª série do Ensino
fundamental na disciplina de ciências. O objetivo da aula prática foi ampliar
os conhecimentos sobre os grupos da química inorgânica ácidos e bases. Possibilitar
aos alunos conhecer e diferenciar os ácido e bases através de indicadores
inclusive de indicadores naturais e testes com substancias do cotidiano. Nesta
mesma aula os alunos desenvolveram um extintor caseiro com o uso de bicarbonato
de amônio, observando a produção de gás carbônico a partir dessa substancias.
Materiais
utilizados aula de ácidos e bases:
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Fenoftaleína;
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Suco de repolho roxo;
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Suco de uva ou vinho;
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Acido clorídrico (HCL)
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Hidróxido de sodio (NaOH);
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Suco de limão;
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Vinagre;
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Sabão;
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Refrigerante de limão;
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Leite de magnésio;
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Suco de maçã;
Método:
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Para cada indicador a professora orientadora de
laboratório Rosecler Rosseto testou todos os produtos listados, e os alunos
acompanharam a coloração obtida com cada indicador. A orientadora de laboratório
destacou para que eles observassem qual o padrão de coloração obtido com cada
um dos indicadores. A professora da disciplina Cleiri a partir da atividade
desenvolveu outras atividades em sala de aula.
Materiais
utilizados para o extintor de bicarbonato de amônio.
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Bicarbonato de amônio;
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Vinagre;
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Garrafa pet de 600 ml;
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Conta gotas;
Método:
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A professor a de laboratório Rosecler Rossetto
preparou a garrafa com uma ponta de conta gotas na tampa. Na atividade montou o
extintor da seguinte forma colocou bicarbonato de amônio em um tubo de ensaio
que coubesse na garrafa. Na garrafa colocou aproximadamente 400 ml de vinagre
de forma que não cobrisse o tubo de ensaio com o bicarbonato assim quando
agitou a preparação o liquido e os gases produzidos no interior da garrafa
saíram com pressão simulando o efeito do extintor.
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