A
ferrovia Curitiba - Serra do Mar - Morretes - Paranaguá representa um
extraordinário feito da engenharia do século 19, onde sua construção
considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus da época
começou oficialmente em fevereiro de 1880 e durou cinco anos. Ao longo
de seus 110Km o objetivo foi estreitar a relação entre as cidades do
litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento
social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de
Paranaguá ao interior, para que se desse vazão à produção de grãos dos
estados.
Atualmente
é uma das mais famosas e belas viagens de trem do Brasil, em uma
ferrovia dentro da reserva ecológica da Serra do Mar. Você vai descendo
pelo meio da mata atlântica num dos locais onde ela esta mais preservada
no país. A estrada possui muitas pontes, túneis e viadutos tornando-se a
primeira obra com essas características a ser construída no
mundo. O trajeto passa pelos seguintes locais: Represa Caiguava, Túnel Roça Nova, Represa do Rio Ipiranga , Santuário do Cadeado e os que mais
se destacam são a Ponte São João, com 55 metros de altura, da onde se
têm uma vista sensacional de toda a região de Paranaguá e Morretes e o
Viaduto do Carvalho, onde a passagem por esse trecho provoca a sensação
de estar voando, pois o abismo é bem alto (Curitiba 900 metros ao nível
do mar).
No
meio da serra depois de 02h20min o trem para rapidamente na estação do
Parque Estadual do Marumbi, onde é possível descer e conhecer a reserva.
Continuando o passeio, por mais 40 min. chega-se a Morretes que é uma
bela cidade já no litoral do Paraná. Cidade esta excelente para uma boa
refeição do prato típico da região, o Barreado, compras em lojinhas de
artesanato, passeios em meio às casas antigas e um belo contato com a
natureza.
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